Psicologia do Colapso

Texto original disponível na Anarchist Library.

Saint Andrew, Jan 20, 2021

Introdução

Honestamente, tem sido exaustivo lidar com o mundo e tudo que vem acontecendo. Tento relaxar com regularidade, mas não é como se eu pudesse ignorar o fato de que tudo está desmoronando. Não posso mentir pra mim mesmo e dizer “Tá tudo bem”, quando a verdade é que, nada está bem.

E eu não estou sozinho. Meus pares e camaradas todos estão lidando com sentimentos parecidos, de exaustão e desesperança com relação ao mundo e ao futuro. Isso me botou pra pensar, e pesquisar, sobre como as pessoas estão lidando com esses tempos tão estressantes, como têm respondido, e como podemos lidar com tudo isso. Eu usei fontes variadas, assim como trouxe minhas próprias experiências, para criar uma espécie de teoria self sobre como eu e meus camaradas humanos temos lidado com esse… colapso.

Não acredito que preciso me aprofundar muito pra definir o que chamo de colapso. Estou me referindo a degradação da sociedade através dos mercados e Estados, a destruição dos nossos ambientes naturais, e a devastação de nosso potencial humano. A consequência final de todas os problemas interdependentes que assolam nossa vida moderna. A aceleração dos processos que irão levar ao fim do mundo como NÓS conhecemos.

Vamos olhar para os estágios de percepção individuais, e como as pessoas têm respondido ao que enfrentamos. E se possível, encontrar alguma resposta de como podemos fazer para arrancar a nós e outros da apatia. Vou dividir esse ensaio em duas seções, para manter as ideias organizadas e compreensíveis: Primeiro, estágios de Percepção, que eu retirei majoritariamente do Climbing The Ladder of Awareness de Paul Chefurka. Vou usar o Morty como exemplo para nos localizarmos nos estágios. Depois disso, vamos olhar às respostas que surgem para o colapso, uma vez que as pessoas o percebem.

Estágios de Percepção

Estágio 01 – Sono Profundo

Nessa fase, Morty tá só curtindo. Claro, ele consegue ver que existem alguns problemas no mundo, aqui e acolá, mas nada que não possa ser consertado, né ? Tudo que precisamos fazer é nos organizarmos melhor, mudar um pouco nosso comportamento, e reformar algumas leis, aí vai ficar tudo bem. Certo… ? Certo ?

Estágio 02 – Percepção de um Problema Fundamental

Ok, parece que não é tudo preto no branco. Morty acabou de ficar sabendo da existência do racismo estrutural, ou imperialismo, ou pesca predatóia ou a morte das tartarugas marinhas ou poluição por plástico ou das grandes mineradoras. Ele tá apavorado. Ele está em pânico e se mobilizando, ou ao menos discutindo o problema. Ele está tentando chamar a atenção das pessoas. Assim elas vão saber, “EI, TEM UMA PARADA ERRADA! VAMOS CONSERTAR ISSO!” Esse problema parece consumi-lo totalmente. Ele continua aprendendo. E então…

Estágio 03 – Percepção de Muitos Problemas

Quanto mais Morty aprende, mais ele se preocupa. Ele consome todo tipo de informação, e começa a perceber quão complexos e multifacetados são os problemas do mundo. Agora ele sente dificuldade até de priorizar qual questão precisa ser solucionada primeiro. De fato, ele está tão sobrecarregado que talvez até se torne relutante em reconhecer novos problemas. Por exemplo, se Morty tomou conhecimento sobre e está lutando contra a mudança climática, ele pode relutar em reconhecer a opressão que indígenas sofrem e o racismo ambiental. Ele sente que, “Aw geez Rick, eu já tô lidando com um monte de coisa, sabe ? Eu não quero me distrair com tantas coisas!”. Ainda assim, Morty não vai poder ignorar os outros problemas para sempre. A menos que ele queira ficar correndo em círculos.

Estágio 04 – Percepção da Interconexão Entre Muitos Problemas

O coitado do Morty começa a entender que não existe solução que não traga novos problemas. A desativação de fábricas pode deixar milhões sem emprego e deixar centenas de milhões sem uma refeição completa. Nossos esforços de aumentar a qualidade de vida geral nos países desenvolvidos através da industrialização está apenas acelerando a destruição da Terra e o enriquecendo uns poucos. De certa forma, Morty começou a… Ascender. Talvez não exista apenas uma solução ? Talvez as consequências dessas soluções sejam um fardo pesado de mais ? A essa altura Morty se recolheu para discutir essas questões com indivíduos que pensem de forma parecida, como pequenas rodas de conversa, assim eles podem explorar os problemas com maior profundidade.

Estágio 05 – Percepção de que a Crise Engloba Todos Aspectos da Vida

Morty está mais que ciente agora. Ele deve até sentir falta da ignorância, confome percebe que essa série de problemas, ou melhor, essa Crise COM C MAIÚSCULO engloba tudo, incluindo tudo que fazemos, como fazemos o que fazermos, como nos relacionamos, e como afetamos todo o planeta. A Crise é tão imensa, ele percebe, que pode não existir Resposta COM R MAIÚSCULO para essa Crise COM C MAIÚSCULO… Sem uma resposta fácil, sem saída rápida, ele não consegue fazer isso sozinho. E agora ?

Chefurka acreditava que cada estágio contém aproximadamente um décimo do número de pessoas do estágio anterior. Por exemplo, 90% da humanidade deve estar no Estágio 1 mas apenas dez mil pessoas devem estar no estágio 5. Eu não encontrei nenhuma evidência disso, e pessoalmente, discordo. Ele deixa nítido que isso é uma observação pessoal, então tire suas próprias conclusões.

Agora vamos ver as diferentes respostas que as pessoas dão ao colapso, novamente considerando minhas pesquisas e experiências pessoais.

Respostas ao Colapso

Sono Profundo

Eu diria que boa parte das pessoas estão nessa categoria. Pode ser que elas tenham começado a entender o que está acontecendo e só resolveram seguir dormindo. Para conscientemente seguir na ignorância, e evitar qualquer entendimento do que acontece. Talvez eles estejam protegendo sua frágil sanidade mental, o que é compreensível. Mas, não precisamos encarar esses problemas, pois eles não está indo a lugar algum. O que nós precisamos é de coragem.

Negação

Quando as pessoas encaram a realidade, e a rejeitam, para construir sua própria versão. Ou quando elas buscam por informações, não pela verdade, mas para que as conforte. Elas constroem uma bolha midiática que as protege, ou um círculo social que pode protege-las e reafirmar suas crenças. Todos são capazes de rejeitar a realidade, mas é algo que se tornou bastante prevalente na era da informação, onde podemos facilmente evitar qualquer verdade que nos deixe desconfortáveis, como, por exemplo, a derrota em uma eleição ou a realidade da mudança climática causada por ação humana.

Apatia

Para essas pessoas, não faz diferença pra qual direção o vento sopra. Sem motivação. Sem sentimentos. Entregues ao cinza absoluto. Assim como Sono Profundo e na Negação, as pessoas respondem com apatia para de algum modo, se protegerem. Afinal, se nada importa, não há motivo para mudar nada. Sem necessidade de pensar. Sendo constantemente bombardeado pela mídia, é mais fácil apenas se desconectar. Se recolher na própria concha, ou

Preocupação


Isso é mais culpa do nossos sistema, as pessoas hoje em dia estão realmente ocupadas. Nem todo mundo pode se dedicar a explorar e entender os problemas do mundo, mesmo que a ameaça seja tão existencial que suas infinitas tarefas no escritório ou sua escravidão no varejo possa ser reduzida a nada. Mas não estou falando dessas pessoas. Estou falando das que respondem distraindo a si mesmas dos problemas do mundo, se enterrando em trabalho, construindo uma desculpa conveniente para não desafiar as estruturas de privilégios sob as quais estão, ou sustentam. Esses, estão fugindo da Crise. Mas a Crise chega pra todos nós, cedo ou tarde.

Hedonismo

Em oposição aos que se mantém ocupados com trabalho estão os que mergulham em consumismo cego. O que pode se conectar com a Apatia até certo nível. Se nada importa e tudo está desmoronando, você pode muito bem simplesmente… consumir. Se satisfazer. Distrair a si mesmo com jogos, música, festas, drogas, e bebidas. É como o Sono Profundo, exceto que você está ciente da realidade e está conscientemente tapando os ouvidos. Ao menos, os que tapam seus ouvidos não precisam encarar a…

Sobrecarga

A Crise que é o colapso, é bastante complexa e multifacetada. Algumas pessoas respondem tentando compreender todas essas facetas e acabam perdendo o contato com a realidade. Não existe mente humana capaz de consumir e compreender cada detalhe dos problemas que nós enfrentamos. É por isso que somos uma espécie social. Nós devemos trabalhar juntos para compreender o colapso. Como indivíduos, pode ser difícil interagir com algo tão complexo, abstrato, distante, e assustador. Nós vamos precisar nos unir, não nos submetermos a um tipo de auto-tortura via isolamento mental das ameaças a existência humana.

Esperança Cega

Muitos de nós caem nessa armadilha, quase que naturalmente. Humanos são biologicamente predispostos ao otimismo, a atitude ou crença que uma empreitada ou resultado específico será positivo e desejável. Nós tendemos a ter esperança em um resultado futuro que simplesmente… Vai dar certo. Por isso eu digo que é cega. Ela não consegue se adequar às mudanças constantes da realidade. Não é apenas ver o mundo “por lentes cor-de-rosa”, e praticamente um headset de realidade virtual. ..

Nós perdemos nossa habilidade de ver nitidamente e de tomar ações realistas e necessárias. Nós abrimos mão de nossa agência e deixamos as coisas nas mãos de líderes e especialistas. Nós permanecemos… Passivos. Nós perdemos tempo, tempo precioso que poderia ser investido em redução de dano real. Com esperança cega deixamos de ter conversas necessárias quando nos fixamos tanto sobre SE podemos, COMO podemos consertar o mundo, sem considerar o que precisamos fazer se não pudermos consertar esse mundo. O que acontece então?

Fé Cega inevitavelmente leva a frustração. Esperar para sempre por um futuro que não vai vir. Que existe apenas na sua mente, alheio a realidade. É, em suma, um tipo de negação, mas é um tipo progressista de negação. É preciso uma certa jornada para se deslocar para para um nível mais alto de maturidade emocional. Mas uma vez que nós nos livremos das falsas esperanças, como a ideia de que de alguma forma vamos reverter os danos que foram feitos ao planeta, e sairmos ilesos. Bem, à partir daí nós podemos fortalecer nossa vontade e nos preparamos para o que já está em curso. Para agir com o conhecimento que, não, nossos líderes não vão fazer nada relevante o suficiente, e o que precisamos vai muito além de quaisquer reformas. É algo duro de se encarar, mas se você conseguir, estará numa posição melhor para resistir. Nós não precisamos de fé cega.

Mudança Individual

Essas são as pessoas com fé cega, mas com umas poucas diferenças aqui e ali, pra elas, nós podemos continuar nosso crescimento infinito, sem problemas. Tudo que temos que fazer é virarmos veganos, reciclar, deixar o carro na garagem e pegar carona uma vez ou outra, pra que os males do mundo sumam. Eles tem fé, e culpam apenas os indivíduos, ignorando as estruturas da nossa sociedade.

Culto ao Progresso

Nossa visão atual sobre o progresso é quase religiosa. Como se todo e qualquer progresso fosse bom. Como se não importasse as consequências na nossa Terra finita, e nós pudéssemos apenas expandir e expandir. Eternamente. Pessoas que cultuam o progresso confiam cegamente em gente como Elon Musk e outros supostos gênios da tecnologia, pra simplesmente… resolverem todos nossos problemas como sociedade. Eles possuem um nível absurdo de tecno-otimismo, acreditando que com um pouco de inovação, nós podemos resolver qualquer problema do planeta, sem levarem em conta os riscos e consequências da tecnologia, atual ou futura. Eles tendem a cair na armadilha do Realismo Capitalista, perdendo qualquer senso de alternativas que não estejam dentro da atual ordem social, destrutiva social e economicamente. Eles também tendem a se sentir privilegiados pelos estado atual das coisas, ou no mínimo confortáveis o suficiente para não querer o ameaçar.

Culto ao Líder
Existem muitas pessoas que simplesmente têm uma fé inabalável em nossos líderes. Que acreditam que, uma vez que a gente coloque a pessoa certa no cargo, as coisas vão funcionar. Mas como Michael Jackson disse, eles não se importam com a gente. A verdade é que, o sistema corrompe mesmo as melhores intenções. Políticos são em si uma classe, e suas ações refletem, em essêcia, seus prórios interesses.

Estados nação, governos, líderes… É parte do trabalho deles manter estruturas que prejudicam a humanidade. Não há muito que eles possam fazer para afetar os status quo. Deixar nossa salvação nas mãos deles é um exercício de futilidade. Investir seu futuro no eleitoralismo é um desperdício. Mas também demonstra quão efetivamente o sistema de ensino e as mídias de massa destruíram e limitaram nossa imaginação. Você pode chamar isso de Realismo Estatista… a ideia que não existe alternativa há hierarquia dos governantes e governados. Que as pessoas precisam apenas ser submetidas a vontades e caprichos de outros, ao invés de se organizarem, através de consenso democrático, por elas mesmas e por suas comunidades.

Culto ao Apocalipse

Isso vai parecer um pouco esquisito, mas os que aguardam ansiosamente o apocalipse também estão demonstrando um tipo de fé cega. Aceleracionistas, preppers do fim do mundo, cultistas, sobrevivencialistas extremos, fãs de videogame de zumbis, ou os que crêem no Fim dos Tempos (pensa nas Gandes Atribulações, o Arrebatamento, e outras crenças fundamentalistas). Parece que existem um monte de gente quase… Empolgada pelo apocalipse ? Ou realmente aficcionados com suas projeções de um fim do mundo ideal. É como se, eles não aguentassem mais esperar pelo fim do mundo. Seja pra que Jesus possa finalmente voltar para a Terra, ou para os pecadores poderem ser purificados ou eles possam finalmente ser vindicados aos olhos daqueles que menosprezaram seus bunker do fim do mundo.

Sinceramente, pessoas que reagem dessa maneira me dão calafrios. Quem olha pra tudo que está acontecendo e… invés de resistir ou tentar mudar as circunstâncias, apenas aceita como se estivesse tudo indo de acordo com o plano/profecia… ou tentan tornar as coisa piores. Por exemplo, você já parou pra pensar por que tantos evangélicos apoiam o estado de Israel, e fazem um lobby tão pesado em apoio, apesar da brutal violência com que tratam os palestinos ? É por que de acordo com a ideologia que seguem, o povo judeu precisa voltar para Israel, pra que Jesus posso retornar, e os palestinos que se danem. Literalmente.

Desespero

Essas são as pessoas que tendem a ficar sentadas lamentando nosso destino. Eles provavelmente falam igual o Bisonho também. Elas são pior que as apáticas, por que elas fazem peso nos nossos esforços com seu pessimismo. Elas só enxergam o pior, só esperam o pior, e vivem em absoluta derrota. De acordo com os em desespero, nada que fizermos tem poder de afetar nosso futuro. Honestamente o pessoal da doomer pill estão desnoreados com alguém que se encheu de ópio.

E Existe uma Saída ?

Como dito antes, nós não precisamos de fé cega. Também fica nítido, que não precisamos de desespero. Essa é uma dicotomia completamente falsa. E como respondemos a essa Crise ?

Precisamos de sobriedade. Clareza. Lucidez. Existem mais duas respostas. Paul Chefurka aponta em seu artigo que aqueles no Estágio 5 de Percepção, que veem que a Crise Engloba Todos Aspectos da Vida, olham pra um desses caminhos. Existe um terceiro, a rejeição dos dois caminhos, mas pra essas pessoas, ele recomenda aconselhamento profissional.

Os Dois Caminhos

O Caminho Interno: Auto-Cura

Para alguns, o caminho interno parace o mais viável. É uma manifestação daquela fresa falasamente atribuída a Gandhi: Seja a mudança que você quer ver no mundo. É um caminho profundo e pessoal, olhar o colapso e se voltar para dentro de si para desenvolver seu autoconhecimento. Para curar o mundo, primeiro cure a si mesmo, é um velho clichê espiritualista, mas ainda carrega alguma verdade.

Algumas pessoas acreditam que isso significa algum tido de pensamento hiper individualista, mas se você fizer um esforço, consegue enxergar isso por outra perspectiva. Não quer dizer se tornar um monge ou um asceta. Não sognifica negar sistemas ou ignorar verdades doloridas. É sobre considerar a gravidade do que estamos lidando. Um prblema de escala monumental, e enquadra-lo em um contexto pessoal. Usando suas ideias para se comunicarem e se modificarem com as ideias de outros. É assim que eu vejo ao menos. Mas eu também não vejo esse caminho como satisfatório pra mim. O que me move é…

O Caminho Exterior: Realismo Equilibrado
Realismos equilibrado é, bem, difícil de se equilibrar. Muitas pessoas confundem realismo com pessimismo. Pessoas amargas que pensam que realismo é quando tudo vai mal. Ignore elas. Felizmente, tomar o caminho do realismo equilibrado significa se livrar do fardo e das vendas do pessimismo e do otimismo. Afastando o alarmismo, o negacionismo, fatalismo, hedonismo, e tudo que nos atrapalha. Libertando você de seus medo e esperanças. Aqueles que andam pelo caminho exterior reconhecem e aceitam qualquer número possível de resultados. Frente a tamanha Crise, mater o realismo é difícl, mas necessário. Você faz agitação pensando no melhor, e se prepara para o pior.

No caminho exterior você se livra da ingenuidade e da passividade. Você está se movendo. Agindo. Fazendo. Adaptando. Pernse nos movimentos de permacultura, Rojava, Transition Network, Resilience.org, Post Carbon Institute, Cooperations Jackson, e todos os outros projetos e movimentos, perceba que nenhum deles é perfeito, nenhum vai salvar o mundo sozinho, mas estão olahndo para seus próprios locais e fazendo diferença. Pare de perder tempo com partidos políticos, estamos agindo agora mesmo. Realistas do caminho exterior estão construíndo comunidade, construíndo sustentabilidade. Bravo.

Conclusão

Você reconhece esses estágios de percepção e essas respostas ? Em você e nas pessoas ao seu redor ? Como eu sempre digo, nós precisamos uns dos outros, então, entre em contato se você perceber que alguém não está bem e tem andado por um caminho negativo. Eu vou deixar alguns materiais para quem tem se movido na direção do Realismo Equilibrado, para quem busca o caminho exterior e mais informações e apoio. Para os que escolhem o caminho interior para auto-cura, não tenho tantos materiais, então por favor, compartilhem nos comentários. Vamos manter esse diálogo vivo. Todos vocês, se cuidem.

Paz.

Materiais & Referências:

https://www.collapsewiki.com/overview…

https://www.permaculturenews.org/2012…

https://www.resilience.org/learn-reso…

https://cooperationjackson.org/

https://blacksocialists.us/our-strategy

https://iww.org/resources/

https://blackrosefed.org/

https://usa.anarchistlibraries.net/li…

https://usa.anarchistlibraries.net/li…

https://anarchy.works