Expondo Fascistas – Um Manual de Boas Práticas

Publicado originalmente pelo coletivo Colorado Springs Antifa.

Expondo Fascistas: Um Guia de Boas Práticas

 

Esse documento surge do debate entre antifascistas de todo o país. Entre nós e nossas camaradas, é recorrente a preocupação com uma cultura dentro do ativismo antifascista que enxerga a exposição de fascistas na internet como o começo e o fim da organização antifascista. Exposição na internet é uma das muitas ferramentas que antifascistas usam para desmobilizar materialmente mobilizações fascistas em nossas comunidades. A exposição de um nazi por si só, não significa nada, se não impacta materialmente esse nazi, sua organização, ou as comunidades que eles ameaçam.

Aqui nós abordamos algumas dificuldades comuns e boas práticas para expor nazis de uma maneira que fortaleça nossos movimentos, proteja nossas comunidades e, impacte materialmente as mobilizações fascistas.

Em resumo: Priorize a segurança da comunidade a longo prazo e não engajamento no Twitter.

Deixe Nítido Seus Objetivos

 
  • Por que você está expondo esse nazi ? Você está informando militantes locais ? Tentando convencer os social democratas a contatarem o local de trabalho do fascistas pra que ele perca o emprego ? Está expondo a ideologia de algum grupo de direita ? Tentando chamar atenção da polícia para agir contar um nazi em específico ? (se sim, veja: “Não trabalhe com a polícia”).
  • Expor nazis é uma tática que pode ser usada para ganhar certas vantagens materiais, e esses resultados vão se diferenciar baseados no alvo e como a exposição é escrita e difundida.
  • Ter uma mensagem que explique nitidamente seus objetivos, vai te ajudar a alcança-los.
  • As vezes tudo que nós podemos fazer é informar a comunidade sobre um certo fascista ou grupo fascista, mas lembre-se que quando você expõe um nazi, você está deixando ele saber que está sendo observado, e você provavelmente vai captar significativamente menos informação sobre eles.
  • Com poucas exceções, geralmente é melhor aguardar até você ter mais informações e capacidade de impactar materialmente o fascista, e não difundir algo vago (por ex: um fio no Twitter sobre um Proud Boy, que só inclui uma localização vaga, nome e uma foto).
Twitter avatar for @FrontRangeAFA

Front Range Antifascists @FrontRangeAFA
A second round of flyers were distributed in former Colorado KKK Grand Wizard Fred Wilkins’ Superior neighborhood. He has installed security cameras on his garage since we last paid him a visit.
A flyer with photos of former Colorado KKK Grand Wizard Fred Wilkins that reads: KKK Leader in your Neighborhood
Fred Wilkins is a longtime white supremacist organizer in Colorado, having served as the leader of the Colorado Ku Klux Klan through the 1970's. On June 2nd, 2021, Fred stole a number of Pride flags from a display in Louisville, Colorado, and placed a Confederate flag in their place.
Fred Morris Wilkins
Superior
White Kia Soul
Learn more and send tips:
FrontRangeAntifa.NoBlogs.org
Twitter avatar for @FrontRangeAFA

Front Range Antifascists @FrontRangeAFA

🧵 NEW RELEASE: Fred Wilkins of Superior, Colorado, former Grand Wizard of the Colorado Knights of the Ku Klux Klan, identified as man who vandalized Pride display in Louisville. More on the blog 👇 https://t.co/YuPDfob8RD https://t.co/9a77D4HMzi

Campanhas com panfletos e posters são ótimas para causar consequências materiais para fascistas.

Certifique-se que toda a informação pública seja 100% verificada

 
  • Você não quer que algo aconteça a uma pessoa inocente que se mudou para o antigo endereço de um nazi.
  • Publicar informação falsa fere sua reputação, e a reputação do movimento antifascista como um todo.
  • Para verificar um endereço, veja se eles postaram alguma foto em casa recentemente, faça que eles ou um amigo conte qual é o endereço, encontre uma desculpa para bater na porta e veja quem atende, etc.
  • O mesmo vale para números de telefone: use um telefone descartável ou um aplicativo que simule essa opção, para ligar para o nazi, e então aja como se estivesse vendendo algo, para que ele não desconfie.
  • Para verificar o local de trabalho, você pode ligar para a empresa e pedir para falar com o nazi. Você também pode tentar localizar o veículo dele no local de trabalho.
  • Se você não pode verificar 100% essas informações, nas as publique.

Trabalhe com as Antifascistas Locais

 
  • O Antifascismo deve estar enraizado na autodefesa comunitária. Antifascistas geralmente serão os mais bem preparados para lidar com os fascistas de sua área.
  • Se você localizou um fascista em outra área, contate os círculos antifascistas locais e pergunte como você pode ajudar.
  • Círculos antifascistas estão sempre muito ocupados e normalmente tem muito trabalho acumulado. Quanto mais trabalho você puder fazer pra ajudar esse grupo, mais rápido eles podem usa-lo.
  • Escrever um documento completo para o grupo antifa local usar é a maneira mais rápida de ter seu trabalho usado de maneira efetiva.
  • Por mais que haja boa intenção, expor publicamente um fascista que não viva na sua área pode resultar em inúmeros problemas que podem dificultar a vida de organizações antifascistas naquela área.
  • Antifascistas locais talvez já estejam monitorando esse fascista e estejam propositalmente esperando algo como:
    • Estão seguindo o fascista até que ele vá a algum encontro, o que não vai ser mais seguro de ser feito, uma vez que o fascista descubra que antifascistas o estão observando.
    • Eles estão trabalhando com outros líderes comunitários para se assegurarem que a exposição não cause nenhum dano colateral.
    • Eles estão envolvidos em um processo de desradicalização com o fascista, o que não vai ser mais efetivo após uma exposição ser publicada, que pode resultar em um fim do fluxo de informações entre o fascista e seus camaradas.
    • O fascista vive em uma área que não é segura para antifascistas. Deixar os fascistas em alerta antes quem algum trabalho territorial seja feito, como distribuição de panfletos, confirmação de endereço, ou ação direta, podem acabar impedindo essas ações, ou tornar sua execução muito mais perigosas.
    • Membros da comunidade e antifascistas locais geralmente usam os sites de suas organizações para receber informações sobre fascistas locais e tendem a não confiar em algo que venha de uma pessoa ou grupo que eles não conheçam.
  • Se você não encontrou um coletivo antifascista com quem trabalhar junto, você ainda pode publicar suas descobertas, será mais difícil de verificar as informações e/ou criar um impacto material. O elemento de autodefesa comunitária é importante, por isso considere enviar panfletos para os vizinhos do fascista se você puder confirmar o endereço dele.

Publique Anonimamente

 

Anonimato é sua melhor defesa, tanto contra os fascistas quanto do revide do Estado, então não publique com seu nome, e não use seus meios usuais de publicação, nem qualquer informação que possa ser usada para te identificar. Por mais que você não tenha receio de ser confrontado pelos fascistas, é cada vez mais comum que fascistas processem antifascistas, assim como o Estado perseguir militantes antifascistas. Você também pode acabar pondo seus camaradas em risco, ao expor um perfil de rede social que os fascistas podem captar informações. Você se surpreenderia se soubesse o tanto de informações de fascistas que nós conseguimos através de seus amigos e familiares.

Não Busque Engajamento or Carreira

 
  • O propósito desse trabalho não é a autopromoção, se tornar celebridade ou construir uma carreira, e sim proteger nossas comunidades e derrotar o o fascismo.
  • Evite cair em armadilhas como buscar engajamento na internet e uma carreira ao invés de focar na autodefesa.
  • Seja cético quanto a quem faz trabalho antifascista por fama ou por dinheiro.

Não Publique Apenas em Redes Sociais

 

Se você está num círculo de esquerda do Twitter, você certamente já viu exposições de fascistas na plataforma. Por mais que plataformas de redes sociais convencionais sejam uma boa maneira de entregar informações para uma audiência maior, esse público provavelmente não está na área do fascista. Publicar somente nas redes sociais também significa que seu conteúdo está sujeito aos caprichos de corporações imensas que não tem nenhum interesse em combater o fascismo.

Nós recomendamos que se use um website resiliente para hospedar seu trabalho. NoBlogs e BlackBlogs são instâncias grátis do WordPress, mantidas por anarquistas. Para ambos, você vai precisar de um email RiseUp para se registrar, algo que você pode conseguir com uma camarada.

Exposições que são postadas em um blog geralmente tem mais acessos em mecanismo de busca do que as que existem apenas nas mídias sociais como Twitter, e vão sobreviver mesmo depois de sua conta do Twitter ser suspensa. Exposições postadas no Instagram e Facebook vão estar acessíveis apenas por usuárias dessas plataformas.

Considere fazer uma lista de email, como a Atlanta Antifascist usa. Essa pode ser uma excelente maneira de se comunicar diretamente com membros da comunidade e militantes, que talvez não estejam nas redes sociais ou que não tem tempo de ficar olhando o seu feed.
<div class=”tweet” data-attrs=”{“url”:”https://twitter.com/afainatl/status/1555653534942724097″,”full_text”:”Our group will be releasing another email newsletter in the not-too-distant future.\n\nSubscribe here so you don’t miss it:\nlists.riseup.net/www/subscribe/… “,”username”:”afainatl”,”name”:”Atlanta Antifascists”,”date”:”Fri Aug 05 20:34:40 +0000 2022″,”photos”:[{“img_url”:”https://pbs.substack.com/media/FZbKoMOXoAAhjKM.jpg”,”link_url”:”https://t.co/R7CI8GD4yD”,”alt_text”:null}],”quoted_tweet”:{},”retweet_count”:8,”like_count”:37,”expanded_url”:{},”video_url”:null,”belowTheFold”:true}”>

Twitter avatar for @afainatl

Atlanta Antifascists @afainatl
Image

Não Trabalhe com Policias

 

Assim como os fascistas, a polícia é nossa inimiga, e tende a proteger as atividades fascistas mais comumente do que impedi-las. Por mais as forças da lei reprimam em algum grau as atividades fascistas, eles reprimem com muito mais força e frequência, organizações de esquerda, anticapitalistas, anticolonais, e autônomas. Quaisquer benefícios de curto prazo ganhos por reportar o comportamentos ilegal de fascistas para a polícia, legítima e aumenta a eficácia institucional de nossos inimigos nas forças repressivas estatais.

Não Trabalhe Com Abusadores

 
  • Mesmo que eles façam um bom trabalho, você está expondo a si e a seus camaradas a um risco imenso ao trabalhar com pessoas abusivas. Misóginos são ótimos informantes e vão te caguetar no segundo que você se tornar um inconveniente para eles.
  • Aliados e amigos da vítima do seu amigo abusivo não vão confiar em você ou no seu trabalho, enfraquecendo a efetividade do seu trabalho.
  • Mais importante, ao legitimar e compartilhar espaços com abusadores, você está sendo conivente que eles abusem de mais pessoas, potencialmente, até você mesmo.

Considere as Implicações da sua Linguagem e Ações

 
  • Não use de hierarquias opressivas para tirar sarro de fascistas. Nós queremos nos libertar do capacitismo, homofobia, racismo, classimos colonialismo e misoginia.
  • Usar insultos baseados nessas opressões vai impactar muito mais as pessoas que já sofrem essas opressões do que os fascistas e seus aliados.